fbpx
Topo
 

Pequenos negócios também precisam de gestão de processos

gestao-de-processos-pequenas-empresas

Pequenos negócios também precisam de gestão de processos

Ao contrário do que possa parecer, gestão de processos não se enquadra somente a empresas de grande porte, se acontecesse desse modo, as pequenas empresas funcionariam sem a necessidade de um padrão organizacional.

A falta de ferramentas adequadas é propriamente uma das barreiras de crescimento e ameaça para pequenas empresas.

 

Os processos se perdem se não tem gerenciamento eficaz

gestao-de-processos-eficaz

Para pequenas e médias empresas, as limitações podem ser menores, e menor a inda é o poder aquisitivo. Além de tudo, o empreendedor de uma negócio acaba sendo o faz-tudo. Ele tem que propor e revisar todo o trabalho em equipe e assumir as particularidades de administração que o envolvem diretamente. Por assumir múltiplas tarefas, a gestão acaba se tornando deficiente no desenvolvimento e na adequação a novos modelos.

 

Ações práticas

gestao-de-processos-acoes-praticas

Na prática, existem diversas ações simples que podem ser tomadas por gestores para simplificar esses processos e conseguir otimizar o tempo para ter resultados constantes. Basta atentar-se a algumas dicas importantes:

 

Cultivar funcionários participativos:

gestao-de-processos-funcionario-participativo

A participação do funcionário não deve ser prevista apenas no processo seletivo de contratação da empresa. Procure estimular e ceder espaço para a participação dos funcionários, tanto colaborando, quanto buscando sugestões para o gerenciamento da empresa. A não confiança no funcionário, acaba obrigando o responsável a assumir funções que nem sempre lhe competem ou que podem ser adequadas a equipe.

 

Treine sua equipe:

gestao-de-processos-treinamento-de-equipe

Ofereça treinamentos relevantes a equipe, pois além de estimular a capacidade de aprendizagem dele, ele poderá utilizar ferramentas e aplicar técnicas de gestão com segurança e responsabilidade. Quanto melhor dividas forem as funções e tarefas, menor será a preocupação com o desempenho do total.

 

Os softwares existem para isso:

gestao-de-processos-tecnologia-software

Lançar mão de ferramentas como os softwares de gestão é, entre todas, a solução prática mais eficaz. Um software de gestão simplifica muitas tarefas manuais, tem uso fácil e prático para os manuseadores, registra as entradas e saídas no negócio, pode ser usado por toda a equipe, cada um com seu respectivo acesso e funcionalidade. Além de tudo os softwares diminuem a possibilidade de erros e desencontros de informação, eles podem realizar emissão de notas ficais, cálculos de impostos, controle de estoques e cheques, entre outras funções.

 

Os métodos de gerenciamento fazem com que a empresa trabalhe em total sintonia e com objetivos e projetos sólidos para que o crescimento seja estabelecido.

Seja o primeiro a comentar

Postar um Comentário