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Metodologia dos 5 porquês

Conhecida como 5-Why, é uma ferramenta muito ligada à gestão da qualidade total e à melhoria contínua nas empresas. Essa tática foi desenvolvida e aprimorada pela Toyota, tendo surgido como elemento importante para auxiliar na resolução de problemas internos.


Ela consiste na repetição da pergunta “Por quê?” diante da questão a ser aprofundada na organização e, com ela, torna-se ainda mais fácil chegar à raiz do problema com clareza.


Uma observação é que alguns fatos precisarão de cinco ou mais perguntas, enquanto outros podem precisar de menos. Perguntar cinco vezes não é uma regra imutável, isso vai depender da complexidade do problema que está sendo analisado pela equipe.

Exemplo: A empresa “AB” está com dificuldade nas entregas de produtos.

  • Por que os produtos têm sido entregues com atraso? Porque foram postados com atraso.
  • Por que os produtos foram postados com atraso? Porque o prazo de produção estourou.
  • Por que o prazo de produção estourou? Porque os materiais para a confecção não estavam disponíveis.
  • Por que os materiais não estavam disponíveis? Porque não foram solicitados a tempo ao fornecedor.
  • Por que os materiais não foram solicitados a tempo ao fornecedor? Porque o controle de estoque não acompanhou o aumento da demanda pelo material.

Como podemos notar após algumas perguntas foi identificada uma falha interna, e não de seus entregadores. Dessa forma, usando a metodologia 5 Porquês a empresa poderá alterar a eficiência da sua gestão e eliminar o problema.

 

Autor: Natália

11 de Fevereiro de 2021