Quando falamos na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas:
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Destrutivas: Que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação;
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Construtivas: Que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa tendo um sentido muito positivo. Um exemplo é a prática do feedback.
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Nossa equipe separou 3 passos importantes que você deve seguir para entender como fazer uma crítica construtiva:
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Encontre um ponto comum entre ele e a meta compartilhada do seu time ou da sua empresa. Além disso, mostre formas de como a pessoa pode melhorar. Se possível, tracem, juntos, um plano de metas de melhoria.
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A melhor maneira de fazer uma crítica construtiva é evitando usar frases que colocam o outro colaborador na posição defensiva. Também é importante ter cuidado para evitar palavras que possam ser interpretadas como um julgamento ou um ataque pessoal.
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É preciso falar do problema como algo que “todos nós” temos que melhorar.
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Não tenha medo de dar um feedback crítico, mas sempre faça com humildade, positividade e muita empatia.
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Uma dica útil é reformular o que você falou e perguntar a si mesmo como reagiria se recebesse uma crítica dessa. Se colocando no lugar do outro essa é a melhor forma de saber se conseguiu se expressar bem e se realmente foi compreendido.
Autor: Natália
15 de Dezembro de 2020