A primeira etapa é definir as necessidades atuais da sua empresa. Assim, você deve optar pelas áreas e processos prioritários para integrarem ao ERP. Inúmeros processos de setores distintos podem ser automatizados, como a contabilidade, o financeiro, recursos humanos, vendas, marketing. Então, é importante entender quais atividades podem ser otimizadas com uma gestão que utilize ERP.
Uma dica é levantar falhas ou situações anteriores que mostraram exigir mais cuidado, sejam elas voltadas à produção, comunicação, estoque etc.
Além de ajudar na gestão empresarial como um todo, o ERP influencia diretamente no fluxo de trabalho de colaboradores de diferentes áreas da empresa.Por este motivo, é importante garantir que a plataforma seja de fácil implantação e que a mudança impacte positivamente todos os envolvidos.
Não é porque um sistema é mais complexo e promete mais recursos e usuários iniciais que será o melhor para o que você precisa no dia a dia. Avalie o custo-benefício de acordo com os serviços prioritários e sua realidade financeira.
Saber como escolher ERP é só o começo. Depois de decidir, você precisará acompanhar os resultados que o software oferecerá à empresa para saber se realmente tem funcionado adequadamente.
Autor: Natália
9 de Julho de 2020