Para facilitar, neste artigo preparamos dicas e informações indispensáveis para todo empreendedor que quer iniciar a sua empresa com o pé direito, iremos descobrir o que é uma margem de lucro e como ela pode ajudar o seu negócio. Então vamos conferir?
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho.
A fórmula é: lucro bruto = receitas totais – custos.
Desta forma, podemos dizer que “margem de lucro” é um valor percentual do seu resultado (lucro ou prejuízo), em comparação à receita total.
Agora que já sabemos a definição, é hora de aprender como calcular margem de lucro de um produto ou serviço, vamos utilizar um exemplo simples para ficar mais claro.
Imagine que a empresa “A” tenha gerado uma receita total de R$ 15 mil no final do mês. Ao avaliar todos os custos, você chega à conclusão de que gastou R$ 5 mil para todas as suas operações, resultando assim, um lucro de R$ 10 mil.
Pois bem, para saber como calcular margem de lucro desse suposto caso, precisaremos realizar a seguinte operação: divida o resultado (lucro ou prejuízo) pela receita total e multiplique tudo por 100. Vamos lá!
Receita total – R$ 15.000
Custos totais – R$ 5.000
Lucro – R$ 10.000
Margem de lucro – (10.000/15.000) x 100 = 66,67%
Com isso nós temos a margem de lucro da empresa “A”
Por que é importante?
A importância de saber como calcular margem de lucro é o gestor ter um panorama mais real, que somente os números por si só não são capazes de mostrar. A partir desse dado, a empresa consegue enxergar melhor o seu desempenho de vendas, estimar resultados e tomar decisões mais precisas.
Exemplo um banco, ao realizar um empréstimo, por exemplo, vai solicitar ao empreendedor sempre a sua lucratividade (percentual) e não o valor exato de quanto a empresa lucrou no período. Porque o lucro em si não é suficiente para servir como um indicativo, diferentemente da margem
Autor: Natália
15 de Janeiro de 2020