Sabemos que para emitir uma Nota Fiscal é preciso que os serviços da SEFAZ estejam disponíveis, mas nem sempre eles estão. Por isso, caso o programa emissor não realize a emissão em contingência, é importante saber qual o status do Webservice.
A boa notícia é que a consulta ao serviço de emissão pode ser realizada e existem 2 maneiras de verificar a Disponibilidade.
A primeira é através do Portal Nacional da Sefaz, que disponibiliza um Menu para tal fim, sendo este atualizado a cada 5 minutos.
Para verificar a disponibilidade dos serviços da Sefaz pelo Portal Nacional, siga os passos abaixo:
1 – Acessar o Portal Nacional da Sefaz:
1.1 NF-e: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
2 – Clicar em: “ Consultar Disponibilidade “.
3 – Será exibido o quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”.
O status é mostrado através das bolinhas (veja imagem acima). Veja o significado de cada uma:
Verde: SEFAZ disponível.
Amarelo: SEFAZ indisponível. O ícone pode ficar amarelo por até 10 min. Neste caso, a SEFAZ continua realizando busca aos serviços
e após 10min retorna o resultado definitivo: disponível ou indisponível.
Vermelho SEFAZ Indisponível. Resposta negativa à consulta após 10 min.
A SEFAZ só realiza consultas aos seus serviços de 5 em 5 minutos, por isso pode ser que que nem sempre o site mostre resultados precisos, mas isso é raro.
O endereço de cada webservice
A segunda forma é acessar o endereço de cada Webservice pelo navegador de internet. Para tal, siga os passos:
Identifique a URL do Webservice a ser testado. A Sefaz, em seu Portal Nacional, disponibiliza um “Relação de Serviços Web” em seus Menus.
1.Copie a URL’s que deseja testar.
2.Abra uma nova Aba ou Janela em seu navegador de internet, coloque a URL’s na busca e execute.
3.Para realizar este teste, é necessário que o seu certificado digital esteja instalado em seu navegador de internet, pois ele será solicitado para autenticar a conexão com o Webservice.
4.Selecione o seu certificado e clique em OK.
Autor: Natália
5 de Dezembro de 2019